O que é o elopement wedding?
Já pensou em fazer em um casamento a dois, sem nenhum convidado? Por mais estranho que isso possa parecer, esta é uma tendência. E ela vem sendo cada vez mais procurada pelos noivos e tem um nome: elopement wedding. No Brasil, a ideia tem ganhado cada vez mais adeptos, que elegem paisagens brasileiras e estrangeiras para o Grande Dia.
O que é o elopement wedding
Em inglês, o termo “elope” quer dizer “fugir”, por isso essa proposta de casamento ganhou esta nomenclatura. A ideia nada mais é do que fazer um casamento sem a presença de qualquer convidado; somente os noivos e um celebrante. Seja pela facilidade, economia ou pela intimidade que proporciona, o elopement wedding tem sido uma alternativa aos noivos brasileiros. Em uma paisagem paradisíaca ou com um cartão postal de fundo. Essa é uma opção a quem deseja uma experiência única e inesquecível sem pensar em um grande evento.
Vantagens: opção econômica e sem estresse
Outro ponto positivo é com relação aos custos. Segundo a celebrante e cerimonialista Márcia Fonseca, um casamento em Búzios, cidade em que atua, costuma sair por R$ 130 mil. No entanto, em um elopement, os casais não gastam mais do que R$ 10 mil.
Romantismo e intimidade
“O elopement wedding é ainda uma opção para casais mais maduros. Em geral, eles já moram juntos há algum tempo, mas não tiveram a oportunidade de fazer uma celebração quando se casaram. Funciona como espécie de renovação de votos”, comenta Márcia Fonseca.
A modelo Isabeli Fontana e o cantor Di Ferrero ajudaram a popularizar esta modalidade de casamento aqui no Brasil – eles escolheram o cenário paradisíaco das Maldivas. O elopement wedding do casal de famosos virou até clipe!
Acostumada a clicar muitos casamentos, a fotógrafa Pamela Atina, da Arco e Flash Fotografia, também optou pelo elopement wedding quando resolveu subir ao altar. “Vejo o quão exaustivo é para noivos, que acabam aproveitando somente um pouquinho da festa, tendo que ar atenção a cada convidado. Além disso, eu queria algo diferente, que saísse do tradicional, já que o pedido de casamento também foi diferente: na tela de cinema”, conta.
Mas, afinal, por onde começar?
Ficou curiosa para saber como organizar um casamento a dois? Confira o passo a passo e dicas para organizar um elopement wedding
-
Escolha um destino dos sonhos do casal
Márcia explica que geralmente os casais optam por lugares paradisíacos.
-
Defina uma data
Evelyn lembra que é preciso planificar uma data. Assim fica mais fácil sonhar com o elopement de forma realista, adequando a data escolhida com os melhores meses para a celebração de acordo com o destino definido. Assim como no destination wedding, é muito importante checar se a data estipulada cai em uma boa época do ano no destino; se estará muito calor ou muito frio para evitar surpresas.
-
Procure por um assessoria especializada e que conheça o destino
Ter alguém que conheça o local escolhido pelos noivos para o casamento e possa indicar fornecedores e ajudá-los a planejar tudo é fundamental. “O ideal é procurar uma assessoria que fique responsável por entender e unir todas as necessidades e desejos do casal”, afirma Roberta. Este suporte profissional também vai ajudar a entender as regras e formalidades exigidas pelo local de destino, especialmente se for em outro país.
-
Organize-se com, pelo menos, 3 meses de antecedência
O tempo de organização de um elopement também pode ser bem mais curto que um casamento tradicional. “Como esse tipo de casamento acontece durante a semana e com menos fornecedores envolvidos, não precisa de tanta antecedência como em uma celebração maior. O ideal é uns três meses de antes para conseguimos conciliar datas de todos os fornecedores, porém no Brasil conseguimos organizar tudo em 1 mês, se os noivos decidirem de última hora”, explica Roberta. No entanto, para Evelyn, que atua em Cancun, o ideal é começar com 6 a 8 meses de antecedência.
Fonte: https://revista.icasei.com.br/elopement-wedding/