Diferentes rituais finais e seus significados

Conheça ritos lindos utilizados em cerimônias de casamento, descubra o significado de cada um deles e escolha o que tem mais a ver com você e seu amor

Cerimônias de casamento: diferentes rituais e seus significados!

Foto: Rodrigo SackPOR BARBARA JANIQUES27/06/2019

cerimônia de casamento é um momento muito aguardado tanto pelos noivos quanto pelos convidados. Todos ficam ansiosos para ver o vestido da noiva, o olhar emocionado do rapaz ao ver a amada, o beijo apaixonado, as declarações de amor e as tantas surpresas que os aguardam. A celebração pode ganhar ainda mais beleza, significado e personalidade quando o casal e o celebrante de casamento incluem algum tipo de ritual durante a cerimônia de casamento.

Conheça ritos lindos utilizados em cerimônias de casamento, descubra o significado de cada um deles e escolha o que tem mais a ver com você e seu amor:

Leia também sobre as Tradições de casamento: conheça TODOS os seus significados!

Cerimônia das três taças

É um momento especial realizado com o casal feito com três taças, sendo duas taças individuais contendo suco de uva ou vinho e uma taça maior.

As taças individuais representam a personalidade e a individualidade de cada um dos noivos, sendo que a taça maior representa o casamento e a família que se inicia.

O simbolismo acontece quando os noivos esvaziam as taças individuais dentro da taça maior, demonstrando que a partir daquele momento os dois se tornam um só. Indivisíveis.

Assim é o casamento. Ele ocorre quando duas pessoas se unem e se tornam uma só, sem reservas.

Ministro Mariel Marra realizando o momento final com as três taças

Cerimônia das areias

É um ritual colorido e belo, ideal para noivos de culturas ou religiões diferentes. Cada noivo derrama em um único vidro areias de cores diferentes, para representar a singularidade do casal e indissolubilidade do casamentoAfinal de contas, o desenho formado é único e é praticamente impossível separar os grãos de areia novamente.

Pode-se incluir ainda os pais e padrinhos, para que dessa forma cada um deles vá até os noivos manifestando uma intenção para o casal e despeje um pouco de areia colorida no vidro maior.

É um momento de gratidão, onde os pais e padrinhos depositam suas intenções no casal. Geralmente os pais colocam a areia primeiro, pois eles são a base, são os valores que o casal vai levar para a vida e nós precisamos honrar essa família.

Depois noivos e padrinhos vão complementando, em um grande ato de gratidão entre todos”. 

Ao final da cerimônia de casamento, os noivos podem levar o vaso com as areias coloridas para decorar um canto especial da casa.

Ritual da árvore

cerimônia de casamento envolve o plantio de uma árvore pelos noivos, representando cultivo do amor, prosperidade e fertilidade. Da mesma maneira que o casal tomará conta da planta que verá crescer no quintal de casa, também precisará cuidar da relação.

Nesse tipo de ritual a terra e a água podem ser trazidas por representantes das duas famílias, simbolizando a base dos noivos, sendo que sementes de amor-perfeito podem vir ao altar juntamente com as alianças, simbolizando a nova família que inicia naquele momento.

rituais de casamento

Foto: DeFoto Estúdio.

Cerimônia dos balões

Cada convidado recebe um balão com gás hélio. Celebrante pede que cada um dos presentes mentalize um desejo para os noivos e, então, os balões são soltos e sobem aos céus com as intenções para o casal durante a cerimônia de casamento.

rituais de casamento

Foto: Luis Tenza.

Rito da caixa de vinho

Essa linda cerimônia de casamento faz uma referência à melhor qualidade do vinho e do casamento com o passar do tempo e com o cuidado dispensado à preservação dos dois.

Nessa cerimônia, o celebrante coloca uma boa garrafa de vinho e cartas escritas pelos noivos, familiares próximos, pais, padrinhos e madrinhas em uma baixa bem bonita. Depois, lacra a caixa sem que os noivos tenham acesso ao que foi escrito.

A caixa deverá ocupar um lugar de destaque na residência do casal e fará os noivos se recordarem do projeto de amadurecimento da relação e compromisso assumido por eles de fazer com que o casamento se torne ainda mais incrível a cada comemoração de bodas.

Para esse momento os noivos devem escolher em que ano abrirão a caixa para a leitura das caixas, renovação dos votos e brinde com o vinho guardado. O ideal é que os noivos esperem, pelo menos, cinco anos para abrir a caixa e renovarem seus votos

rituais de casamento

Caixa: Etsy. Foto: Divulgação.

Cerimônia judaica da quebra de taças

Noivos bebem vinho em uma mesma taça de cristal, em um gesto de partilha. O vinho também é símbolo de alegria na tradição judaica. Ao final da cerimônia, o noivo pisa na taça para quebrá-la e todos os convidados gritam “Mazal Tov” (que significa “boa sorte”).

Os significados da quebra da taça podem ser diversos:

  • recordação da destruição do antigo Templo de Jerusalém;
  • equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que serão enfrentados pelo casal;
  • que ninguém mais beber daquela taça nem desfrutar do amor dos noivos.

Para evitar acidentes, envolva a taça em um guardanapo de linho ou lenço antes de ser quebrada no chão.

rituais de casamento

Foto: Aevitas Weddings.

Ritual da lavagem dos pés

Cerimônia de casamento repleta de amor! Inspirada na vida de Jesus, os noivos lavam os pés um do outro em sinal de respeito, humildade, carinho, serviço e amor ao próximo.

rituais de casamento

Foto: Stafany Batista.

Rito das velas

Representa a união de duas famílias e a criação de uma nova. Os pais do noivo acendem uma vela, enquanto os pais da noiva fazem o mesmo. Então, os noivos seguram essas velas e acendem uma terceira, em sinal da nova família que está sendo construída naquele momento e da unidade dos noivos.

rituais de casamento

Foto: Freepik

Fonte: https://www.zankyou.com.br/p/diferentes-rituais-de-cerimonias-de-casamento-e-seus-significados